quinta-feira, 13 de março de 2014

Cheirinho de Sebo - Deuses Americanos

"Only the gods are real."

Deuses Americanos é uma viagem assustadora, estranha e alucinógena que envolve um profundo exame do espírito americano. Gaiman ataca desde a violenta investida da era da informação até o significado da morte, mantendo seu estilo picante de enredo e a narrativa perspicaz adotados desde Sandman. Neil Gaiman oferece uma perspectiva de fora para dentro - e, ao mesmo tempo, de dentro para fora - da alma e espiritualidade dos Estados Unidos e do povo americano: suas obssessões por dinheiro e poder, a miscigenada herança religiosa e suas conseqüências sociais, e as decisões milenares que eles enfrentam sobre o que é real e o que não é.

Esse livro eu li já tem um tempo. Na época ele estava esgotado no Brasil e eu só consegui em inglês, mas relaxa, desde que anunciaram uns anos atrás que ele seria adaptado para a TV (continuamos esperando...), a Conrad imprimiu novas tiragens.

Já falei um pouquinho aqui sobre a admiração que eu tenho pelo Neil Gaiman. O estilo de escrita dele, as suas ideias, o desenvolvimento dos personagens e, sobretudo, das histórias... Tudo é fodademás! Mas acho que podemos considerar esse volume a sua obra prima.

Meu muso literário.

Gaiman mistura o seu estilo de literatura fantástica com o, digamos, mundo real de forma muito natural. Ele usa um conceito de divindade que eu gosto muito: os deuses só têm poder quando têm fieis. Quanto mais seguidores o deus tiver, mais poderoso ele será. Mas o mais legal é a crítica que ele faz à sociedade americana (a toda sociedade capitalista, na verdade) introduzindo personagens um tanto inusitados. Não quero dar muitos detalhes pra não dar spoilers, ainda mais porque eu não me lembro mais se são spoilers muito grandes ou não, mas confiem em mim, é muito bom! :D

Então aproveita enquanto não esgota de novo e compra logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário